História

O CENTRO SOCIAL DA FOZ DO DOURO é uma Instituição Privada de Solidariedade Social, sob a forma jurídica de Associação, com existência legal desde 16 de agosto de 1966.

A criação do Centro nasceu da vontade de um grupo de cidadãos residentes na área de atuação do centro que organizou, ao longo do tempo, diversas atividades:

• A “Escola Particular”, fundada em 1927, tinha como principal objetivo ministrar o Ensino Primário e aulas de catequese;
• O "Patronato de S. Francisco De Sales" onde meninas aprendiam a bordar e tinham aulas de catequese;
• O "Secretariado de Assistência da Foz do Douro", organizado em 1959, que auxiliava as famílias economicamente mais carenciadas;
• As "Tardes de Costura" para jovens e mães de família;
• A “Sala de Estudo”, criada em 1964, onde rapazes eram acompanhados nas tarefas escolares;
• Os "Trabalhos dos Pobres", formado por um grupo de senhoras que confecionavam e distribuíam vestuário às famílias mais necessitadas.


Com a necessidade de encontrar um local onde fosse possível funcionar o ”Patronato”, a “Sala de Estudo” e as “Tardes de Costura”, foi cedido parte de um prédio situado na Rua D. Luís Filipe, pertencente, na época, ao Ministério das Finanças.

Mais tarde, no ano de 1968, em terreno cedido pela Câmara Municipal do Porto e com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Direcção Geral da Assistência, foi construído um edifício, contíguo ao edifico mãe onde, a partir de janeiro desse ano, passou a funcionar o Jardim de Infância.

A ação do Centro foi-se desenvolvendo e alargando de acordo com as necessidades da comunidade.