Atividades de enriquecimento curricular

CURSOS DE INGLÊS PARA CRIANÇAS

Porque devem as crianças começar a aprender línguas aos 3 anos de idade?
Aumenta a capacidade de pensamento crítico, a criatividade e a flexibilidade da mente das crianças, bem como, a capacidade de memorização. Quanto mais jovem for o aluno ou aluna melhor conseguirá reproduzir sons e consequentemente melhor será a sua pronúncia.



MÚSICA

A Foco Musical é uma estrutura exclusivamente dedicada ao domínio da pedagogia musical.

Dos conteúdos programáticos, aos concertos, às gravações, à conceção e edição de material pedagógico, à dinamização e promoção da Expressão e Educação Musical como área curricular fundamental, a Foco Musical procura estar envolvida em todas as frentes.

O Programa de Expressão e Educação Musical da Foco Musical desenvolve a sua ação segundo uma filosofia de projeto, implicando a recusa da perspetiva de sucesso de modelos de trabalho limitados à intervenção circunscrita às quatro paredes da sala de aula. Intrinsecamente, o programa promove três grandes linhas de orientação metodológica caracterizadoras:
1. O Acesso à Música Enquanto Arte ou a sensibilização para a música erudita – apostando numa vertente muito forte de aproximação à música sinfónica ou orquestral, pelo veículo privilegiado que a orquestra representa na facilitação deste acesso, pela diversidade de recursos tímbricos e estéticos que lhe são intrínsecos, alargando o espectro de referências que permitirá a construção do edifício musical da criança e consequentemente do seu sentido crítico;
2. A Promoção da Prática Musical em Conjunto – interpretação a partir da exploração sonora do corpo, da voz, dos objetos sonoros, dos instrumentos de percussão e das flautas de bisel, por ser provavelmente o leque instrumental mais sustentável e de rápida concretização musical por crianças a partir da primeira infância;
3. A Criação Musical em Sala de Aula – composição coletiva a partir dos mais diversos indutores.
Na procura do desenvolvimento e consolidação de competências específicas do domínio da música, o programa Crescer com a Música da Foco Musical foi criado de forma a implicar a participação e envolvimento das crianças em diversas atividades de dinamização e valorização dos três pilares discriminados: concertos sinfónicos participados; aulas-concerto com pequenos agrupamentos de câmara; gravações áudio e/ou vídeo dos trabalhos realizados ao longo do ano; mostras de trabalho das crianças em contexto de palco; entre outras ações mais localizadas que advêm da especificidade dos Projetos Educativos próprios de cada instituição que a Foco Musical apoia.


PISCINA

Com mais de 140 anos de história, o Clube Fluvial Portuense é uma das mais reputadas associações desportivas do país.
Sendo o Fluvial uma referência no meio aquático, trabalhamos diariamente com crianças e jovens de diversas faixas etárias: desde a adaptação ao meio aquático até ao desporto de competição, passando pelo aperfeiçoamento das várias técnicas de nado.


XADREZ

Este projeto tem como principal objetivo utilizar o milenar jogo de xadrez como a principal ferramenta pedagógica para promover a estimulação cognitiva das crianças, a partir dos três anos de idade.

A sua missão é proporcionar a melhor experiência pedagógica através de dinâmicas lúdicas e inovadoras capazes de despertar a curiosidade e o interesse das crianças e assim promover o bom desenvolvimento de competências transversais essenciais ao jogo de xadrez, mas também para a vida, tais como o seu foco, a sua atenção, a memória, a capacidade de resolução de problemas, estimular a sua flexibilidade mental, consciencializar a importância da ponderação na tomada de decisão e a melhorar a sua velocidade de reação.

Em simultâneo é desenvolvida a inteligência emocional da criança, orientando-a para melhor gerir as suas emoções, incentivando a aprendizagem por tentativa e erro, reforçando a confiança nas capacidades e de execução das tarefas propostas enaltecendo mais o seu esforço durante o processo de ensino-aprendizagem do que o resultado final.